Este curso apresenta, de forma objetiva e tecnicamente fundamentada, como a Inteligência Artificial pode ser aplicada às principais rotinas da Medicina do Trabalho.
O conteúdo foi desenvolvido especificamente para médicos do trabalho que não estão familiarizados com Inteligência Artificial e desejam compreender desde os fundamentos da IA e forma prática de utilização, de imediato, em atividades assistenciais, gerenciais e administrativas — sem necessidade de conhecimento prévio em programação ou uso tecnológico mais avançado.
Guilherme Murta - Médico do Trabalho, Gestor de Saúde Corporativa, Mestre em Ciências da Saúde
José Miranda - Médico do Trabalho, coordenador de Saúde Ocupacional do Sesi-SP
Mestrado Ciências da Saúde. Gestor de Saúde Corporativa. Residência Médica em Medicina do Trabalho PUC/PR. Médico pela UFPR. Autor do livro "Avaliação e Manejo Prático da Sinistralidade em Saúde Suplementar - uma visão corporativa", que figurou como bestseller, na categoria medicina, pela Amazon/Kindle. Membro do Grupo de Diretrizes (2017-2018) da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (gestão 2017-2018). Professor convidado em MBA Executivo FGV e Especialização de Medicina do Trabalho UFPR.
Médico do Trabalho, coordenador de Saúde Ocupacional do SESI-SP
Capacitar o Médico do Trabalho para utilizar ferramentas modernas de IA generativa e analítica em atividades como: busca normativa, elaboração de relatórios, análise de absenteísmo e suporte ao raciocínio clínico ocupacional.
1. Fundamentos Técnicos de IA
Conceitos essenciais: IA, Machine Learning, Deep Learning, Redes Neurais, LLMs.
Introdução a RAG (Retrieval-Augmented Generation) e DIG.
Limitações, segurança e uso responsável conforme ética, boas práticas e LGPD.
Identificação de alucinações da IA(equívocos) e possibilidade de mitigação.
2. Aplicações Diretas na Medicina do Trabalho
Consulta otimizada de legislação (busca e utilização de legislação aplicada).
Apoio à elaboração de pareceres e relatórios analíticos do PCMSO.
Interpretação e sumarização de documentos técnicos e clínicos.
Uso de IA para leitura, classificação e análise de planilhas de atestados (a partir do Excel). Identificação de padrões, agrupamento por CID, frequência e duração. Geração automática de indicadores-chave para gestão.
Utilização dos dados de relatório analítico do PCMSO para interpretação pela IA. Identificação sobre a adequação ou não na inserção das conclusões no documento final. Organização de hipóteses, protocolos e decisões em saúde ocupacional.
Apoio na discussão de casos clínicos.
Metodologia
O curso inicia com o conteúdo teórico e fundamentações. A medida que evolui há a demonstração da aplicabilidade na rotina de atividades do médicos do trabalho.
06 meses, contados a partir da liberação do acesso ao curso.
Todas as orientações necessárias para acesso ao curso serão enviadas para o e-mail cadastrado em nosso sistema, após confirmação do respectivo pagamento.
O certificado ao aluno será emitido pela Faculdade CENBRAP (Instituição de Ensino Superior credenciada no MEC por força da Portaria MEC/GM n. 918/2018) e poderá ser impresso, via Portal do Aluno, em formato pdf.
Exclusivo para Médicos do Trabalho.