Conceito de transtorno da leitura:
É uma dificuldade específica na leitura que acontece quando a criança lê abaixo do esperado para sua idade, escolaridade e nível de inteligência. Por isso, esse problema afeta negativamente o desempenho escolar e pode atrapalhar atividades cotidianas que envolvam leitura.
Relação entre transtorno da leitura e outros transtornos de aprendizagem:
Cerca de 75% das crianças com algum transtorno de aprendizagem também têm dificuldades de leitura. Ou seja, é muito comum que dificuldades em outras áreas acadêmicas venham acompanhadas de problemas na leitura.
Principais sinais de transtorno da leitura:
As crianças com esse transtorno costumam:
É comum que crianças com transtorno da leitura também tenham:
Frequência do transtorno entre meninos e meninas:
Embora estudos clínicos mostrem mais meninos sendo diagnosticados, pesquisas populacionais indicam que o transtorno ocorre em meninos e meninas em proporções semelhantes. Portanto, a diferença pode estar no fato de que meninos com problemas de comportamento são encaminhados com mais frequência para avaliação.
Idade de identificar o transtorno da leitura:
Geralmente por volta dos 7 anos (2º ano escolar), quando as habilidades de leitura são mais exigidas. Porém, crianças com maior inteligência podem compensar a dificuldade nas séries iniciais, e o problema só se torna evidente por volta dos 9 anos (4º ano) ou mais tarde.
Diagnóstico do transtorno da leitura:
É necessário avaliar se o desempenho em leitura está significativamente abaixo do esperado, levando em conta:
A avaliação geralmente inclui testes padronizados de leitura e compreensão, aplicados individualmente. Muitas vezes, o transtorno é suspeitado quando a criança apresenta baixo rendimento escolar, sintomas de desânimo ou baixa autoestima.
Como as dificuldades de leitura impactam a vida da criança:
Essas crianças costumam ter uma relação negativa com a leitura e evitam atividades que envolvam linguagem escrita. Com o tempo, isso pode gerar sentimentos de fracasso, vergonha, ansiedade e frustração. Sem suporte adequado, a criança pode apresentar dificuldades emocionais e de socialização.
Quais são os critérios diagnósticos segundo o DSM-IV-TR?
Referência: Sadock, Benjamin James; et al. Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência. Tradução: Cláudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 2011.