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Transtorno da leitura: sinais, diagnóstico e relações com TDAH e ansiedade

  • Por: Cenbrap
  • Em: sábado, 14 de junho de 2025
  • Categoria: Psiquiatria da Infância e Adolescência
  • Fonte: Cenbrap

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Conceito de transtorno da leitura:

É uma dificuldade específica na leitura que acontece quando a criança lê abaixo do esperado para sua idade, escolaridade e nível de inteligência. Por isso, esse problema afeta negativamente o desempenho escolar e pode atrapalhar atividades cotidianas que envolvam leitura.

Relação entre transtorno da leitura e outros transtornos de aprendizagem:

Cerca de 75% das crianças com algum transtorno de aprendizagem também têm dificuldades de leitura. Ou seja, é muito comum que dificuldades em outras áreas acadêmicas venham acompanhadas de problemas na leitura.

Principais sinais de transtorno da leitura:

As crianças com esse transtorno costumam:

  • Ler de forma lenta e com muitos erros;
  • Ter dificuldade para entender o que leem;
  • Errar na leitura oral, omitindo, trocando ou distorcendo palavras;
  • Confundir letras parecidas, principalmente as que mudam só na orientação (por exemplo, "b" e "d");
  • Ter dificuldade para lembrar sons ou nomes das letras;
  • Evitar atividades de leitura e escrita por se sentirem frustradas ou envergonhadas.

É comum que crianças com transtorno da leitura também tenham:

  • Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): cerca de 25% das crianças com transtorno de leitura também têm TDAH;
  • Transtornos de conduta e comportamento;
  • Sintomas de ansiedade e depressão, especialmente em adolescentes;
  • Dificuldades nos relacionamentos sociais e na interpretação de sinais sociais sutis.

Frequência do transtorno entre meninos e meninas:

Embora estudos clínicos mostrem mais meninos sendo diagnosticados, pesquisas populacionais indicam que o transtorno ocorre em meninos e meninas em proporções semelhantes. Portanto, a diferença pode estar no fato de que meninos com problemas de comportamento são encaminhados com mais frequência para avaliação.

Idade de identificar o transtorno da leitura:

Geralmente por volta dos 7 anos (2º ano escolar), quando as habilidades de leitura são mais exigidas. Porém, crianças com maior inteligência podem compensar a dificuldade nas séries iniciais, e o problema só se torna evidente por volta dos 9 anos (4º ano) ou mais tarde.

Diagnóstico do transtorno da leitura:

É necessário avaliar se o desempenho em leitura está significativamente abaixo do esperado, levando em conta:

  • Idade da criança;
  • Nível escolar;
  • Capacidade intelectual;
  • Ausência de causas sensoriais ou neurológicas que justifiquem a dificuldade.

A avaliação geralmente inclui testes padronizados de leitura e compreensão, aplicados individualmente. Muitas vezes, o transtorno é suspeitado quando a criança apresenta baixo rendimento escolar, sintomas de desânimo ou baixa autoestima.

Como as dificuldades de leitura impactam a vida da criança:

Essas crianças costumam ter uma relação negativa com a leitura e evitam atividades que envolvam linguagem escrita. Com o tempo, isso pode gerar sentimentos de fracasso, vergonha, ansiedade e frustração. Sem suporte adequado, a criança pode apresentar dificuldades emocionais e de socialização.

Quais são os critérios diagnósticos segundo o DSM-IV-TR?

  1. Desempenho em leitura muito abaixo do esperado para a idade, escolaridade e QI, avaliado por testes padronizados.
  2. As dificuldades interferem significativamente no desempenho escolar ou nas tarefas diárias que exigem leitura.
  3. Se há uma condição sensorial (ex: deficiência visual), os problemas de leitura devem ser mais intensos do que o esperado por essa condição isolada.


Referência: Sadock, Benjamin James; et al. Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência. Tradução: Cláudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 2011.

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